Reboque de Mota para autocaravana

Mais
1 ano 10 meses atrás #3057 por cas
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
O que é preciso saber / fazer para atrelar um reboque a um carro/autocaravana

Antes de partir de férias está a calcular a “tralha” que irá levar e percebe que a bagageira não será suficiente… que fazer? Aí acende-se a “luzinha” das ideias luminosas. “Vou colocar um atrelado no carro e está resolvido !”
Será que é só colocar a bola de reboque “amarrar-lhe” um atrelado e está feito? Provavelmente não será assim tão simples. Convém saber diversos pormenores antes de decidir comprar a bola de reboque e o atrelado. Saiba aqui tudo o que necessita para atrelar um reboque ao seu carro.

Não esqueça o seguro

De modo a poder legalizar um atrelado, vai precisar de ter seguro para o mesmo, podendo este ser separado do seu seguro automóvel, ou estar incluído no mesmo. No caso de estar incluído, terá na apólice a inclusão de serviço de reboque. Caso não haja tal inclusão, haverá informação explícita na apólice referente à exclusão de serviço de reboque, sendo obrigatória a inclusão para legalizar um atrelado e para poder circular legalmente.

Tenha atenção que se o atrelado estiver associado ao seu seguro automóvel, este apenas estará sob o seguro quando ligado ao seu automóvel. No caso de fazer seguro de reboque separado do seu seguro automóvel, este estará assegurado quanto a danos causados a terceiros, mesmo sem estar atrelado ao seu carro, visto o reboque ter seguro próprio.

IMPORTANTE:

No caso de se tratar de um reboque inferior a 300 kg terá a matrícula da viatura que faz o reboque e terá de ter na apólice uma referência à inclusão de SERVIÇO DE REBOQUE.

No caso de ser tratar de um reboque superior a 300 kg, tem de ter matrícula própria e é necessário este ter carta verde própria, na qual contenha informação acerca do mesmo.

Como atrelar e precauções com a carga

A nível de equipamento no mínimo é necessária uma rótula de engate a que se possa atrelar o que pretende rebocar. Nalguns casos necessitará também de uma tomada elétrica. A tomada será para “alimentar” as luzes traseiras, de mudança de direção e de stop do atrelado ou caravana, ligando-as ás do automóvel.

Tire a tampa da rótula, se existir, levante o manípulo de bloqueio do engate e encaixe este na rótula do carro. Depois, solte o manípulo de bloqueio. Se existir ajuste no atrelado, ou caravana, eleve-o até à sua posição mais alta, baixe o engate e fixe-o.

Muito importante, coloque a corrente de segurança de imediato. Caso possua tomada elétrica, ligue a ficha elétrica e verifique se todas as luzes estão a funcionar. Se possível, enquanto não tiver prática, peça a alguém com experiência que lhe ajude na operação de atrelar.

A carga deverá estar uniformemente distribuída pelos dois lados, sendo que a nível longitudinal é aconselhável que o maior peso fique na frente do atrelado, o mais junto do veículo possível. Certifique-se de que tudo quanto se encontra no atrelado está arrumado com segurança de forma a não se soltar, causando estragos e desequilibrando o atrelado quando em circulação. Nunca sobrecarregue um reboque. Cubra a carga e nunca transporte passageiros.

Saiba ainda que…

Caso o atrelado tenha um peso superior a 800kg, ou para poder conduzir um atrelado, caso o conjunto do mesmo e do seu veículo ultrapasse os 3500kg, necessitará da carta de condução com a categoria BE. Caso contrário, a categoria B será o suficiente para conduzir legalmente.

Esta categoria não tem componente teórica nem prática obrigatórias, é apenas realizado e agendado um exame prático. Na realização do exame prático o candidato deverá:

• Demonstrar conhecimento e proceder à verificação do mecanismo de acoplamento, sistema de travagem e ligações elétricas. Deverá saber efetuar de forma segura as operações de carga do veículo e demais operações necessárias, nomeadamente com portas do compartimento de carga, travamento da cabina, processo de carregamento e amarração da carga.

• Arrancar após estacionamento, circular em vias de alinhamento retilíneo e curvilíneo, com cruzamento de veículos, circular por rotundas, passagens para peões e subidas e descidas de inclinação acentuada, com pelo menos 8% de inclinação. Abordar e atravessar cruzamentos e entroncamentos. Realizar a mudança de direção, pré-seleção de vias, mudança e condução em pluralidade de vias de trânsito.

• Realizar uma condução económica e ecológica, tendo em conta as rotações por minuto e a utilização correta da caixa de velocidades, entre outros cuidados específicos.

• Tomar as precauções necessárias ao sair do veículo

Em caso de dúvida não hesite em contactar o IMT de modo a evitar a circulação ilegal com o seu atrelado. Se o fizer, está sujeito a elevadas coimas, além de todos os problemas que daí advém.

IMT: www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veicu...es/Paginas/Home.aspx

Chapa do Chassi do atrelado

Averbamento do reboque ao seguro da viatura
Ficheiro anexado:

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Tempo para criar a página: 0.294 segundos